Remoção de tatuagem dói? Saiba como minimizar!

Para quem se arrependeu e deseja fazer uma remoção de tatuagem, é necessário entender que este não é um tratamento muito agradável. Por isso, é muito importante pensar bem antes de fazer uma tatuagem, afinal será algo que vai ficar gravado em sua pele.

Embora os pacientes já tenham experimentado anteriormente a dor de realizar uma tatuagem, muitos ainda se perguntam e se preocupam com a dor que está associada à remoção. Para ajudá-los vamos explicar se o procedimento dói ou não.

Procedimento de remoção de tatuagem dói?

Será que a remoção de tatuagem dói? A resposta para sua pergunta é SIM. Qualquer procedimento, seja laser, dermoabrasão ou cirurgia pode causar algum tipo de desconforto no paciente, seja maior ou menor. Contudo, esses tratamentos normalmente são rápidos e não causam grandes sofrimentos.

Grande parte dos pacientes que já realizaram a remoção de tatuagem dizem que a dor é bem parecida de quando vai fazer uma tatuagem, embora outras digam que a dor é bem menor e completamente suportável.

Vale ressaltar que cada pessoa suporta a dor de uma forma, então não leve essa informação como um empecilho para realizar a remoção de tatuagem, pois na maioria das vezes o profissional utiliza um anestésico para minimizar esse desconforto.

Como minimizar a dor causada pela remoção de tatuagem?

Como citado, a grande maioria dos profissionais que atuam na área de remoção de tatuagem utiliza algum tipo de anestesia para seus pacientes durante a realização da sessão. Existem outras opções que podem ser oferecidas para minimizar o desconforto, tais como:

Cremes anestésicos tópicos

Este tipo de creme tem a função de entorpecer a camada superior da pele, e é bem parecido com as pomadas utilizadas pelos dentistas. O principal problema dos cremes anestésicos é que eles demoram para fazer efeito, por isso precisam ser aplicados pelo menos 45 a 60 minutos antes da realização do procedimento de remoção de tatuagem.

Geralmente, o profissional indica que o paciente faça a utilização do creme em casa antes da consulta para evitar que ele espere ou que o produto não alcance o objetivo esperado. Contudo, é importante lembrar que ele possui uma eficácia moderada, por isso é possível que o paciente sinta ainda um pequeno desconforto dependendo do método escolhido.

Bolsa de gelo

Sabe aquelas bolsas de gelo utilizadas quando você se machuca, são essas mesmas bolsas utilizadas para reduzir a dor durante a remoção de tatuagem. A finalidade desse produto é baixar a temperatura da pele e, por sua vez, diminuir a dor causada pelo procedimento.

Injeções de lidocaína

Outra forma de reduzir a dor durante a remoção de tatuagem é por meio da injeção de lidocaína, que tem o poder de atingir diretamente a derme (camada onde a tinta se encontra). Esse tipo de produto é bastante eficaz e irá minimizar significativamente a dor que, provavelmente, o paciente venha a sentir durante o procedimento.

Entretanto, existem riscos que podem ser causados pela aplicação da injeção, um deles é o do surgimento de algum tipo de cicatriz no local da aplicação. Por isso, é bastante importante avaliar junto com o profissional se este método é indicado para você.

Máquinas de ar frio

Este equipamento fornece ao paciente uma anestesia rápida e conveniente para a pele, podendo ser aplicada antes, durante e depois da realização do tratamento de remoção de tatuagem.

O sistema é projetado para o uso contínuo e funciona emitindo ar frio congelado de até -30°C, por meio de uma mangueira flexível. A máquina de ar frio apresenta um melhor resultado durante o procedimento, aliviando instantaneamente a dor.

É indicado que, antes de realizar a remoção da tatuagem, você procure um profissional qualificado para que ele consiga te orientar da melhor maneira possível, a fim de encontrar o método mais indicado e o produto ideal para o seu tipo de pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.