Ao que Se Deve o Aumento de Estudantes de Direito

Nesse século cresceu quase 1.000% o número de estudantes de direito. Por consequência, hoje em dia vemos uma porcentagem de advogados para o resto da população que é um recorde, o que pode contribuir para o sonho de um mundo mais justo e com mais acesso ao direito da ampla defesa. 

 

E de onde vem essa crescente de procura pelo curso? 

 

Maior Acessibilidade ao Ensino Superior 

 

Hoje a dificuldade de se fazer uma faculdade é menor, se compararmos com décadas atrás. Não só na quantidade de faculdade, mas também nos modelos de estudo. Cursos híbridos ou totalmente online fazem com que uma gama, que antes não pensava, cogite agora fazer um curso superior. 

 

Essa acessibilidade afeta muito os cursos na área da direito. Em sua origem as faculdades da advocacia sempre foram para os mais ricos. 

 

Boa Média Salarial e Respeito  

 

A carreira no direito é associada com estabilidade, bons ganhos financeiros e respeito. Os cidadãos de nosso país, frequentemente, não tem nem um dos 3. Muitas pessoas não escolhem carreiras por afinidade e sim pela perspectiva da vida que ela pode lhe trazer, seja financeira ou social. 

 

Amplitude de Áreas dentro do Direito 

 

Dentro direito existe uma gama ampla de caminhos e especializações. Fazendo com que o curso, de certa óptica, seja considerado “amplo.” Conforme relato do Advogado Tributário Dr. Carlos Antônio da Silva Barros: “Comecei a trabalhar em um escritório de advocacia criminal, na Rua Augusta, no centro de São Paulo. Lá, como estagiário, fui indo mais para a área criminal, que inicialmente me atraia mais. Só que foi passando o tempo e foi muito surpreendente pra mim como me foi chamando atenção o lado burocrático e o lado tributário da coisa, que o pessoal costumava achar mais chato. No próprio escritório pude ir migrando para uma área que parecia um universo totalmente diferente. Sempre falo disso como uma vantagem do direito, ele é muito necessário em todo o canto.   

 

Fora o exemplo de Dr. Carlos Barros, existem muitos outros casos de pessoas que mudam de área foco durante uma jornada profissional. Você pode ser um advogado criminalista, advogado tributário, empresarial… E por ai vai! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.