Como é o Mercado de Trabalho para Advogados no Brasil?

É natural que sempre que cogitamos uma carreira nova um dos principais pontos a se pensar é como é o mercado de trabalho dessa área. Afinal, isso determina como vai ser a nossa vida, e as vezes da família que temos, ou planejamos ter, após a graduação. 

Quando falamos de direito estamos falando de uma das áreas mais associadas com boas carreiras, estabilidade e sucesso. Mas, como é o mercado de trabalho de advogado no Brasil? 

 

Muitas Opções de Áreas para se Especializar 

O direito tem muitas vertentes. A área é ampla e é possível ter várias especializações: É possível seguir rumos diferentes, ser um advogado cível, advogado criminal, tributário entre outras opções! 

Assim, você consegue escolher uma vertente que te atraia mais. Isso tem muita importância, uma vez que o universo que a área que escolhermos dentro do direito dita o universo em que vamos trabalhar. O ambiente de um advogado especialista em direito esportivo é diferente do de um especializado em direito de cargas aduaneiras. 

 

Mercado Público X Mercado Privado no Direito

O bacharel em direito tem opções tanto no setor privado que, como dito acima, precisa do advogado em suas mais diversas áreas, como no público. 

É comum que no setor público muitos cargos e concursos exigem, ou pelo menos, veem como um diferencial, a formação em direito. A administração pública fatalmente caminha muito junto com o universo das leis. 

Sendo assim, esse setor oferece ótimas oportunidades de ganhos financeiros. Além de estabilidade. Em muitas áreas o setor privado tem a vantagem de pagar mais que o público, aqui muitas vezes não é o caso. 

Já no setor privado, é comum que o caminho seja pós formação, ou mesmo durante ela, a pessoa entrar como estagiário ou assistente em escritórios ou departamentos jurídicos de empresas. Assim, é possível começar de lugares e formas mais “neutras” e ir entendendo qual caminho deseja seguir. 

Trabalhar nas diversas áreas do direito não demanda uma especialização ou pós específica. Embora isso seja sim um diferencial, acaba sendo muito mais uma questão de se especializar na prática, conhecendo o mercado. Mesmo assim, direcionar seus trabalhos na faculdade, como o TCC, para sua área de interesse, mesmo entendendo que isso possa vir a mudar, é positivo! 

 

Qual o ramo do direito que mais paga? 

A resposta não é tão exata, considerando as grandes variações possíveis. Mas, de acordo com pesquisas de médias salariais, no setor privado a área do direito empresarial é a que apresenta melhores médias. Isso se deve muito por conta desses profissionais trabalharem para grandes empresas. 

A média de um advogado empresarial é abaixo dos salários cargos de “elite” do direito público, como um promotor de justiça. 

 

Vida de Autônomo? 

Falamos muito de profissionais que trabalham para empresas ou escritórios. Mas, uma grande parte dos advogados trabalha por conta, mantendo seu próprio escritório. Isso demanda um bom conhecimento em empreendedorismo, e também ter um tempo para dedicar, não só aos casos, mas sua gestão, o marketing, por exemplo. 

Esse formato trás seus prós e contras, isso não é excepção do direito, é de todas as áreas profissionais que existem. A flexibilidade e possibilidade de crescer seu nome e ter um escritório maior no futuro são alguns dos prós. Contra a falta de estabilidade e possibilidade de se sobrecarregar. 

 

Muitas Oportunidades no Magistrado para Advogados 

A área educacional costuma valorizar seus professores de direito, tanto no setor público como privado. A maioria das vagas nesse sentido são no ensino superior, embora cursos técnicos também precisem de professores de direito. 

A advocacia fatalmente demanda muitos estudos, uma compreensão profunda das leis e também estar sempre se atualizando e antenado. Mas, para um professor que lida com jovens alunos, talvez essa necessidade seja ainda maior! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.