Assim como a criação de sites profissionais é essencial no marketing de diversas empresas, as redes sociais mais usadas no Brasil também se mostram importantes.
Mas, será que você sabe o porquê? Hoje a navegação mobile vem crescendo no mundo inteiro e com isso, a tendência é um maior uso destes aplicativos.
Pensando nisso, resolvemos falar neste artigo sobre tais canais de comunicação e como alinhar seu uso às estratégias de criação de sites, confira!
As Redes Sociais Mais Usadas No Brasil
Em primeiro lugar, entre as redes sociais mais usadas no Brasil encontra-se o YouTube, uma plataforma de vídeos que é acessada por 95% da população.
Vale destacar que, hoje ela possui mais de 1 bilhão de usuários ativos. Fazendo assim, com que a plataforma tenha a mesma quantidade só que em horas de visualizações/vídeos assistidos.
Desde 2019 o Facebook perdeu sua posição de destaque para a plataforma mencionada acima e com isso, tornou-se a segunda rede social neste ranking.
Contudo, em termos de população mundial ela é ainda a mais utilizada já que possui mais de 2 bilhões de perfis ativos, entre eles 130 milhões.
Uma grande vantagem do Facebook, é que ele oferece diversas ferramentas que auxiliam profissionais. Ou seja, na criação de conteúdos, anúncios e divulgação da sua marca de forma geral.
Seguindo então, o terceiro lugar fica para o WhatsApp e não fica difícil imaginar o porquê, não é mesmo?
Hoje em dia quase todo mundo tem instalado o aplicativo. Incluindo ainda, diversas empresas e empreendedores que utilizam sua versão profissional, denominada Business.
Portanto, cerca de 89% dos brasileiros com acesso à internet vem fazendo uso desta rede social.
Já em quarto lugar temos o Instagram, que assim como o WhatsApp, faz parte do escopo do Facebook. O que faz com que muitos dos recursos mencionados antes, sejam adaptados a esta. A propósito, utilize este gerador de link para whatsapp para incluir na sua BIOS do Instagram e facilitar a comunicação com seus clientes.
Atualmente é possível postar imagens e vídeos no feed, além de Stories que é um recurso com duração de 24 horas – podendo ser armazenado.
Mas, a plataforma não para! Isso porque ela desenvolve recursos de interatividade, Cenas, IGTV e até mesmo opções de Lives.
Por fim, a quinta rede social mais usada no país é o Facebook Messenger. Uma ferramenta de mensagens instantâneas que possui sua própria aplicação mobile.
Deixando assim, de ser incorporada ao Facebook desde 2016 e passando a ter recursos próprios.
Independente da rede social, quem lida com tecnologia, mais precisamente com host, tenta imaginar a robustez da hospedagem desses sistemas. Certamente são servidores com grande capacidade de processamento, muito bem administrados e com total redundância.
Como alinhar redes sociais e sites profissionais?
Vimos acima, quais as redes sociais mais usadas no Brasil e sabemos que, boa parte deste crescimento se dá devido ao aumento da navegação mobile.
Ao mesmo tempo podemos atribuir essa tendência a questão da interatividade. Isso porque tais aplicações não apenas aproximam pessoas e marcas, como promovem a interação entre elas.
Mas, para as empresas isso não diminui a importância da criação de sites profissionais e blogs, que são plataformas próprias e mais seguras.
Uma vez que, ali apenas você determinará o tempo de duração destas. Enquanto algumas redes sociais, estão fadadas a serem deixadas de lado ou encerradas com o tempo.
Por isso, durante a estruturação das estratégias de marketing do seu negócio, é importante pensar em formas de levar seus leads de um ambiente ao outro.
Sempre fazendo assim, com que ambos sejam atrativos e que, seu site continue mantendo resultados que serão colhidos a longo prazo!
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-os para que mais pessoas possam se beneficiar dele.