Marketing para escolas de inglês, qual o melhor?

Atualmente, o mundo vai exigir cada vez mais que a gente saiba sobre os diferentes idiomas. Porém, em meio às crises econômicas e a evasão de alunos das escolas de idiomas, é preciso criar novas estratégias para captar o determinado público.  

Hoje em dia, com a globalização, não podemos limitar os cursos de idiomas apenas sobre o aprendizado do inglês, pois outras línguas estão tomando o gosto das pessoas de profissionais renomados.  

Neste artigo, vamos abordar o assunto de marketing para o Curso de Inglês.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Motivos para a sua escola de idiomas inovar

Inúmeras pessoas dizem que é no momento de crise que surgem as oportunidades. Atualmente, as empresas que buscam inovar para vencer as suas dificuldades, elas desejam implementar novas tendências para conquistarem o sucesso dentro do mercado.

Pensar sobre estratégias e buscar as devidas soluções inovadoras poderá gerar diversos benefícios para uma instituição de ensino. Veja a seguir as principais:

  • Expansão do público: com a criação de novas estratégias, sobretudo de marketing, a instituição vai acabar alcançando um determinado público diferenciado que até então não havia se envolvido com o assunto de inglês.
  • Aumento de matrículas: principalmente nas épocas de estagnação econômica, conquistar novos alunos é fundamental para um Curso de Inglês Online ou presencial. Com uma estratégia certa, a instituição vai conseguir oferecer não apenas um curso, e assim uma solução para o cliente.
  • Marketing de recomendação: os próprios alunos matriculados serão o seu melhor marketing, os seus alunos vão recomendar a sua escola de idiomas para seus amigos, transformando-se em agentes de marketing da instituição. Sendo uma excelente forma gratuita e eficaz de marketing.
  • Profissionalização da equipe: com o objetivo de implantar novas estratégias será preciso bastante planejamento, treinamento e preparação dos funcionários. Com isso, tanto o diretor e os gestores quanto os colaboradores se tornam cada vez mais especializados e competentes.
  • Posicionamento dentro do mercado: a escola de idiomas, quando adotar as tendências do mercado, acabará ficando em evidência. Causando assim uma melhoria em sua imagem, que passará a ser vista como sendo uma escola inovadora e moderna.
  • Visualização de novas oportunidades: quando buscamos novidades, vamos encontrar também novas oportunidades dentro do mercado. No caso de um curso de idiomas, poderá ser o curso de línguas novas, uma modalidade diferente, um método revolucionário.

1. Parcerias

Nos momentos de dificuldade como o atual, somar forças com outras instituições de ensino pode se tornar muito vantajoso e potencializar assim as suas estratégias.

As parcerias podem ser feitas com diversas empresas e instituições. Um exemplo é com alguma plataforma de marketplace, e com empresas que prestem serviço de comunicação, marketing e gestão.

Já os casos das escolas de inglês, convênios com agências de viagens e de intercâmbio podem ser muito vantajosos para a escola.

2. Cursos in company

Uma forma de parceria é oferecer os cursos de idiomas para empresas. No caso da modalidade in company, o curso vai fechar negócio com uma entidade e enviar assim os professores para a empresa que fez a parceria.

Os colaboradores da companhia vão assistir às aulas na própria empresa, em horário que já é determinado. Diminuindo assim os custos tanto para a escola de idiomas quanto para a empresa, pois a escola terá uma sala e recursos da parceira à sua disposição, e a empresa não gastará com logística e transporte para os seus funcionários.

3. Metodologia e didáticas de ensino

Com o objetivo de vencer a concorrência, a escola de idiomas deverá oferecer um diferencial também dentro dos métodos de ensino, que vai tornar as próprias aulas um atrativo para o aluno.

As aulas ao ar livre, passeios e atividades culturais são muito bem vistas pelos estudantes, pois vai tornar o aprendizado mais efetivo e interessante

4. Curso instrumental

Uma forma de atrair cada vez mais novos alunos é a segmentação do público através de alguns focos específicos. Tente oferecer um curso de línguas instrumentais, podendo ser bastante atrativo para quem busca desenvolver alguns aspectos da língua.

Quem planeja viajar internacionalmente, pode encontrar em um curso de línguas que seja focado em viagens uma oportunidade para se dar muito bem no exterior. O curso de línguas que será voltado para o mundo dos negócios se tornará essencial para todos que buscam uma promoção dentro do trabalho ou deseja se aprimorar nessa área. 

5. Ensino à distância (EAD)

Podemos definir que o ensino à distância é uma tendência cada vez mais adotada pelas instituições de ensino.

Ele irá trazer conforto e praticidade para o aluno, e escola vai reduzir alguns custos e poderá oferecer alguns descontos e bolsas de estudo.

Uma excelente opção é oferecer a modalidade semi-presencial, isso quer dizer, o aluno poderá assistir algumas aulas na escola de idiomas e outras ele assistirá em sua casa.

6. Marketplace

Atualmente, a principal tendência do mercado são os marketplaces. Podemos defini-los como sendo uma plataforma muito comum em outros mercados e tem ganhado força no meio educacional. Muitos estudantes querem praticidade na hora que escolher algum curso, desejam comparar preços e detalhes dos cursos em um único lugar.

Através do marketplace a escola de idiomas vai poder anunciar as suas ofertas e divulgar os seus cursos e serviços em uma rede que será acessada por diversos usuários, tornando eles em potenciais alunos.

Com um bom trabalho, que deverá ser efetuado junto com algum parceiro, a instituição vai se destacar cada vez mais na página e converter as visitas em matrículas.

 

Depois de ler sobre marketing para escolas de inglês, qual o melhor, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.