Livros sobre programação orientada a objetos

A programação orientada a objetos é o paradigma de programação mais utilizado no mercado, por isso é importante que as pessoas que desejam trabalhar neste meio tenham conhecimento aprofundado do assunto. É evidente que para isso é necessário muito estudo, e uma das maneiras preferidas de estudar de diversos programadores é através de livros. Por conta disso, seguem algumas recomendações de livros que podem dar uma direção para as pessoas que desejam iniciar ou se aprofundar no assunto.

  1. Clean Code
    1. O Clean Code (Código Limpo, em português) é um dos livros de programação mais lidos e recomendados que existem. Além de explicar o que é programação orientada a objetos, o livro também dá dicas e diretrizes que podem ser utilizadas para deixar o seu código “limpo”, conforme o título sugere. Por limpo entende-se um código legível, manutenível, extensível, entre outros…
    2. O Livro foi escrito por Robert C. Martin (Uncle Bob), que é quase uma divindade quando o assunto é programação

  2. Use A Cabeça! – Análise E Projeto Orientado Ao Objeto
    1. A série “Use a Cabeça!” é bastante famosa por ter diversos livros sobre os mais variados assuntos dentro do mundo de programação, e é claro que a orientação a objetos não ficou de fora. É um livro denso de cerca de 600 páginas porém com certeza vale o investimento,  uma vez que traz diversos exemplos práticos de utilização do assunto.

  3. Use A Cabeça! – Java
    1. Da mesma série que falávamos no item anterior, este livro não fala especificamente sobre programação orientada a objetos, porém aborda com profundidade a linguagem Java, que é uma das linguagens que mais “força” o programador a utilizar todos os conceitos da orientação a objetos. Por conta disso, aprendendo a linguagem você estará no caminho certo para deslanchar no mundo da orientação a objetos.

  4. SmallTalk Best Practice Patterns
    1. Do mesmo modo que o item anterior, este fala sobre uma linguagem específica, no caso a linguagem Smalltalk, que não é mais tão popular quanto antigamente e está caindo no desuso. No entanto, ele é um livro recomendado pois esta linguagem foi criada por Alan Kay, que é o pai da programação orientada a objetos, e portanto, utilizou esta linguagem como base para aplicar os conceitos que ele mesmo desenvolveu. O único empecilho com este livro é o fato de que até o momento ele está disponível apenas em inglês
  1. Padrões de Projeto – Soluções Reutilizáveis de Software Orientados a Objetos
    1. Por mais que tenha um nome grande e assustador, o livro é um catálogo de soluções simples e sucintas para os problemas mais frequentes no mundo da programação. Tornou-se um best-seller mundial por conseguir descrever e propor soluções para diversos problemas e por isso é considerado uma leitura indispensável

O que não falta no mundo de programação são livros, portanto vale a pena saber escolher bem o livro que será lido, pois geralmente demanda um grande investimento de tempo e dinheiro. Esperamos que este artigo tenha te ajudado a tomar uma decisão sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.