Com o triunfo das mídias sociais, o mundo dos negócios mudou fundamentalmente. Hoje em dia, as comunidades não existem apenas na forma de grandes redes sociais.
Todo empresário que oferece um produto ou serviço e o coloca em discussão na Internet deve saber o que é importante na gestão da comunidade e onde existem armadilhas.
No entanto, inúmeras pequenas e grandes tempestades online de empresas conhecidas indicam que é mais fácil falar do que fazer e que o bom gerenciamento da comunidade é frequentemente negligenciado.
Não importa se você deseja construir uma nova comunidade online ou usar a mídia social: essas 12 dicas são a base para um bom gerenciamento de comunidade e explicam a que você deve prestar atenção ao lidar com seus usuários .
12 fatores de sucesso para comunidades online
1. Construir confiança na comunidade
A confiança é fundamental para a construção da comunidade. Os usuários só se envolvem se o domínio e o conteúdo forem confiáveis. A chave para isso é a comunicação transparente e uma ótima biografia instagram.
2. Mostre rapidamente aos novos usuários o valor agregado da comunidade
Um novo aplicativo ou um novo site é visitado rapidamente, mas muitas vezes sai novamente rapidamente. Só se for possível mostrar nos primeiros minutos porque é que os leitores se devem envolver e qual o valor acrescentado que obtêm disso é que eles serão retidos. A taxa de rotatividade indica se isso foi bem-sucedido.
3. Estabeleça regras claras contra o extremismo
Comentários de ódio e postagens extremistas devem ser moderados muito estrita e prontamente. Um conjunto claro de regras é importante para isso. Cada contribuição extremista (de direita) danifica o domínio e assusta os usuários.
4. Leve seus usuários e seus desejos a sério
Se os usuários sentem que seus comentários e desejos foram ouvidos, eles interagem com o site com mais frequência. Comunique-se sempre ao nível dos olhos e explique porque é que a sua ideia tem boas ou más hipóteses de ser implementada no produto. É importante não fazer promessas vazias.
5. Deixe que vozes críticas também dêem a sua opinião
A crítica é importante e pode mostrar onde há necessidade de melhorias. Lidar abertamente com os críticos é, portanto, crucial para que seus usuários sintam que estão sendo levados a sério. A crítica construtiva não deve ser excluída levianamente.
6. Permaneça fiel à essência da sua marca
As tentativas de expandir a base de usuários nunca devem levar à perda da identidade da marca original. Caso contrário, existe o risco de perder usuários existentes.
7. Sempre seja honesto e respeitoso com seus usuários – comunique-se pessoalmente
Em tempos de tempestade de merda e discurso de ódio, insultos e críticas menos construtivas nem sempre estarão ausentes. Mesmo nesses casos, mantenha-se fiel à sua linha de comunicação e sempre interaja de maneira respeitosa com os usuários e clientes.
8. Lute pelos usuários, mas não vincule ninguém que não se identifique mais com o produto ou comunidade
Todos os usuários são valiosos para sua empresa. Se eles estão prestes a deixar sua comunidade, esta é uma bandeira vermelha que deve ser levada a sério.
Pesquise as causas e não desista de ninguém tão rapidamente. Mas também reconhece quando as preferências mudam. Você tem que aprender a aceitar que os usuários de longo prazo mudarão de tempos em tempos.
9. Use pesquisas: elas mostram o que move sua comunidade
Quase nada é mais importante do que ser informado sobre quais tópicos estão atualmente no coração de seus usuários. As pesquisas fornecem informações importantes para sua empresa.
10. Planeje regularmente campanhas e eventos para a comunidade sobre tópicos atuais
Eventos, tanto online quanto offline, aumentam a taxa de retenção . Se os usuários souberem que muitas vezes há campanhas, reuniões de usuários ou especiais em certas ocasiões, eles voltarão automaticamente para você.
11. Tome uma posição sobre as queixas sociais
A coragem compensa, mesmo com tópicos difíceis. Esteja ciente de sua responsabilidade social e tome uma posição. No entanto, considere também a referência à sua marca, para que as declarações não pareçam insinuantes ou artificiais. Cuidado com os possíveis perigos de tempestade de merda.
12. Personalize os perfis de seus funcionários – isso cria um vínculo entre o empresário e o usuário
Os usuários precisam de pessoas de contato de quem possa ter uma ideia. Não apareça em contas anônimas, mas crie personas que os leitores irão se lembrar.
Conclusão: sucesso corporativo por meio da gestão ativa da comunidade
Se esses 12 pontos forem levados em consideração em todas as comunicações, a chance de formar uma comunidade de sucesso aumenta e de ser relevante e bem-sucedido no longo prazo.
Observe postagens e interações bem-sucedidas com os usuários e aprenda com as comunicações que não foram ideais.