Como ter uma gravidez tardia saudável?

Muitas mulheres têm optado por gerar um filho de maneira tardia, priorizando outros aspectos da sua vida, como trabalho e carreira. Mas ela, ou o casal, precisa estar ciente dos riscos maternos, fetais e da dificuldade de engravidar, que aumenta progressivamente após os 35 anos.

Mas o que é considerada uma gravidez tardia? No geral, é aquela que ocorre a partir dos 40 anos. Não existe idade limite para engravidar, porém, com o passar dos anos, a qualidade e a quantidade de óvulos diminuem, o que vai tornando as chances de uma gestação mais difíceis. A gravidez natural aos 40 anos, por exemplo, tem pouca chance de ocorrer, sendo menor que 5% ao mês. Além disso, aumentam os riscos de complicações para a mãe e para o bebê.

Porém é preciso deixar claro que uma gravidez tardia pode ocorrer de maneira saudável, sem apresentar qualquer problema, desde que a mulher tenha alguns cuidados.

 

Quais cuidados devo ter em uma gravidez tardia?

Consulta pré-concepcional

Tão logo a mulher mostre o desejo de engravidar, a primeira coisa a ser feita é procurar um médico ginecologista para fazer um bom planejamento da gravidez. Segundo os especialistas, o pré-natal deve começar antes mesmo de a mulher engravidar, com uma consulta pré-concepcional. O casal deve estar junto nessa consulta, pois nela o médico entrará em detalhes sobre o histórico de saúde dos dois.

 

Pré-natal

O acompanhamento pré-natal de uma gravidez tardia é um pouco diferente daquele realizado por mulheres mais jovens. As consultas, por exemplo, devem ser em intervalos menores, com exames específicos para o rastreamento e monitoramento das possíveis alterações.

 

Alimentação

Um dos cuidados que se deve ter em uma gestação é com a alimentação, que deve ser rica em nutrientes, vitaminas e minerais para evitar problemas como hipertensão arterial e diabetes gestacional, que podem surgir com mais frequência em uma gravidez tardia. Para o bebê, a alimentação equilibrada da mãe resulta em um bom desenvolvimento e crescimento do feto.

 

Suplementação de ácido fólico

Se a mulher pretende ter uma gravidez tardia, é recomendada a suplementação de ácido fólico, pelo menos, três meses antes da gravidez. Ele ajuda a prevenir defeitos no tubo neural, como a espinha bífida (condição na qual o tecido sobre a medula espinhal do bebê não fecha) e anencefalia.

 

Cigarro e bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas aumentam o risco de o bebê nascer com problemas físicos e mentais. O cigarro aumenta a chance de baixo peso ao nascimento. Além disso, o fumo contribui para a ocorrência de pré-eclâmpsia na gestante.

 

Exercícios físicos

Se possível, no transcorrer de uma gravidez tardia a mulher deve manter uma rotina de exercícios – sempre com orientação médica -, pois depois dos 40 anos o corpo começa a apresentar perda de massa muscular e de força.

Praticar exercícios regularmente ajudará no fortalecimento de todo o corpo e principalmente do assoalho pélvico, o que será muito importante para o nascimento e o pós-parto, além da sustentação do bebê durante a gravidez.

 

Apesar das chances serem menores, uma gravidez tardia é totalmente possível. Caso ela se torne mais difícil pelos métodos naturais, existem alguns tratamentos que podem ajudar a realizar o sonho do casal, como a fertilização in vitro.

Contar com um especialista em Reprodução Humana pode fazer toda a diferença para que você tenha uma gravidez tardia segura e tranquila, tanto para você quanto para o bebê, além de poder aumentar as chances de concepção.

O profissional certo pode orientar sobre os melhores tratamentos, os riscos envolvidos no processo, bem como os cuidados a serem tomados antes e durante a gestação. Na Clínica BedMed você sempre conta com um profissional especializado em Reprodução Humana. Marque sua consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.