Como Fazer Diferente na Black Friday?

A Black Friday já é uma das datas mais importantes, não só para o varejo, mas para todo mundo que vende alguma coisa! Ela surgiu nos Estados Unidos, sendo sempre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes do país.

Curiosidade: A data tem esse nome porque na década de 90, na Filadélfia, a policial local começou a chamar de black friday, que em português significa “sexta-feira negra”, o dia após o Dia de Ação de Graças, que tendia a ser muito caótico, com comércios lotados. Isso porque após essa data o próximo feriado é o Natal, então as lojas começavam a focar suas ações para a maior festa do ano, imediatamente após o fim do feriado. Basicamente, os americanos trocavam o modo “dar graças” pelo modo “vamos consumir!”.

O termo, incialmente usado apenas pela polícia para definir o nível caótico do momento, acabou vazando para os jornais locais e se espalhando e foi adotado pela publicidade, dando um novo contexto. Saiu o “caos” e entrou a “oportunidade”. Desde então, Black Friday virou sinônimo de promoções e ofertas e uma das datas mais importantes do ano para os comércios. A data foi abraçada por praticamente todas as áreas, não sendo mais só uma data do varejo.

Mas ai fica a pergunta: Como fazer diferente na Black Friday? Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a aproveitar o máximo dessa data!

 

Condições realmente atrativas

Isso deveria ser básica. Mas, não é. É comum que empresas acabem se aproveitando e usando condições normais disfarçadas de promoções. Só que, as pessoas estão cada vez menos suscetíveis a isso, não tente enganar!

O primeiro passo é apresentar uma condição que seja de fato atrativa, e que atrai seu possível cliente. Isso demanda um trabalho interno de entender como é possível viabilizar financeiramente uma condição atrativa. Um bom passo é fazer um benchmarking, ou seja, entender como seus concorrentes estão fazendo para conseguir visualizar boas alternativas.

 

Comunicação

O primeiro ponto é referente a planejamento. Esse, a divulgação. É essencial que você consiga fazer com que sua condição atrativa seja vista pelas pessoas, se não, não adianta nada!

Isso demanda um trabalho de marketing no qual alguns pontos são bem importantes. Primeiro, saber bem que é seu público alvo para que você consiga saber aonde ele está. E segundo, sabendo quem ele é e aonde está, entender que tipo de conteúdo vai impacta-lo mais!

 

Não necessariamente só “Friday”

A cultura do Black Friday cresceu tanto que hoje muitas empresas já adotam a “black week” ou “black month”, uma semana de condições especiais ou mês, respectivamente. Assim, você pode ver o que casa melhor com o seu negócio! Talvez se você vender serviços e tiver uma ciclo de vendas um pouco maior, no qual o cliente demora mais a fechar, pode ser importante você trabalhar pelo menos com uma semana de condições. Agora, se você vende um produto mais de “impulso”, como roupas ou acessórios, ai um dia já deve ser o suficiente para ter bons resultados!

Use e abuse da flexibilidade para ter os resultados ideais!

 

Muitos negócios dependem de datas especiais para terem bons fechamento de ano. Por isso, sempre se prepare para cada data, buscando como tirar o melhor dela! Faça diferente nessa Black Friday!

 

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