A voz na Comunicação Digital

“Ei, Siri, defina meu alarme para as 9 horas!” – A Siri, Alexa & Co. há muito fazem parte do nosso dia a dia, a voz está se tornando cada vez mais importante como instrumento de comunicação. 

Por muito tempo, os dispositivos digitais podiam ser operados quase que exclusivamente tocando e deslizando, o controle com a própria voz era mais um fenômeno marginal. 

A tecnologia se desenvolveu significativamente nos últimos anos e oferece muitas vantagens. A voz está se tornando cada vez mais importante para as empresas e a comunicação digital. 37% dos consumidores brasileiros usam assistentes de voz pelo menos uma vez por semana para fazer compras online. 

 

As vantagens da voz 

A expectativa é que no futuro não consigamos mais apenas consumir conteúdo nas telas, mas converse com as marcas sobre suas ofertas. Para isso, os usuários não precisam necessariamente se sentar em frente à tela. Isso oferece a oportunidade de experiências de marca completamente novas. 

O visual tem muito poder, mas a voz humana desperta emoções de forma muito mais direta – o que se deve à propriedade da intuitividade. Afinal, falar é a forma mais natural de comunicação. O Voice também oferece uma enorme economia de tempo: falamos mais rápido do que digitamos e lemos. 

A conveniência também é um argumento a favor da voz. Quando falamos, temos as mãos livres, podemos estar em movimento e fazer outras coisas ao mesmo tempo. O mesmo se aplica à resposta ouvida. Então é muito conveniente acessar informações gerais ou pedir sapato social com sua própria voz. 

A voz também permite que os aplicativos sejam usados ​​em situações em que olhar para a tela é difícil ou perigoso – no carro, na bicicleta ou durante esportes. Afinal, a palavra falada cria a sensação de uma conexão mais próxima e, portanto, é ideal para transmitir emoções.

A voz muda a relação entre as empresas e seus público-alvo. É importante que as empresas e marcas encontrem uma voz e um tom que correspondam à sua identidade no futuro. Afinal, eles são os interlocutores dos usuários e estão se encaminhando para a sala, o jardim e o carro. Existem cada vez mais campos de interação e a linguagem terá um papel cada vez mais importante nisso.

Voice commerce 

A direção já foi deixada clara: se as empresas não integrarem a voz à sua comunicação digital, haverá silêncio ao seu redor. A voz torna o mundo mais tangível e a vida cotidiana mais conveniente. Depois do comércio eletrônico e das compras pelo celular, a próxima grande tendência de compras está nos blocos iniciais: o comércio de voz. 

Comércio de voz no sentido mais restrito é o nome de qualquer transação comercial que ocorre com o uso de assistentes de voz. Em um sentido mais amplo, significa que todos os processos e atividades de negócios contribuem direta ou indiretamente para uma transação de negócios (independentemente do canal em que ocorre). 

O comércio de voz ainda está em uma fase inicial de desenvolvimento, mas os assistentes de voz não devem ser entendidos apenas como uma ferramenta de vendas pura. Em vez disso, é importante

Um quarto dos compradores em todo o mundo está planejando usar dispositivos controlados por voz para suas compras nos próximos dois anos. Os resultados do estudo do MiQ mostram que o uso de wearables também aumentará em 90% em todo o mundo até 2024, e o uso de dispositivos móveis via controle de voz para fins de compras em até 200%.

Na Alemanha,  27% dos alemães presumem que farão um pedido por meio de um dispositivo conectado pelo menos uma vez por dia em cinco anos, no máximo. 

Então, ao invés de usar o smartphone ou tablet, eles compram com o smartwatch, a televisão ou até mesmo com a geladeira. Em todo o mundo, há 43% que desejam fazer compras todos os dias via IoT (Internet of Things) no futuro.

Para os consumidores, os assistentes de voz se tornam seus próprios vendedores de casa, que conhecem o histórico de compras, bem como suas preferências e orçamento. Alexa e Google Assistant oferecem a opção de criar seus próprios aplicativos de voz para os respectivos assistentes de voz. 

Quanto melhores e mais úteis forem as funções oferecidas, mais forte será o relacionamento com o cliente e maior será a probabilidade de uma compra por meio deste aplicativo de voz ser feita diretamente do fornecedor. 

Empresas e marcas devem, portanto, oferecer aplicativos de voz que levem a um relacionamento próximo: por meio de conteúdo de diálogo do marketing de conteúdo de voz, por meio de atendimento ao cliente, mas também por meio de diálogos convenientes que permitem que os pedidos sejam feitos nas situações certas. 

Apenas um bom conceito geral de todos eles (e possivelmente outras áreas) também aumenta a probabilidade de vendas. Uma ampla variedade de funções desempenha um papel aqui, desde a aceitação do pedido a negócios especiais, conselhos de vendas e memorandos para simplificar as compras entre canais.

O certo é que o mundo de amanhã não comprará apenas por meio de assistentes de voz – principalmente porque no Brasil  não é legalmente possível comprar usando um simples comando de voz. 

Porque os clientes não podem ver os recursos específicos do produto nem as informações legais, como os termos e condições. No entanto, o comércio de voz moldará o futuro, pois é uma maneira conveniente de fazer compras.

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