9 dicas essenciais de SEO para seguir

Este post deve conter 1001 dicas de SEO, pois há muitas coisas importantes para fazer com a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Por outro lado, este artigo nem deveria existir, porque não existem dicas de SEO adequadas. SEO não é “dicas perfeitas” porque não há dicas para SEO. 

 

O SEO é lógico e, uma vez que você entenda esse conceito lógico, as dicas não serão mais necessárias. No entanto, todos vocês estão aqui nesta página para dicas de SEO. 

 

Se você trabalha com consultoria seo ou quer iniciar as 16 dicas a seguir são sempre-vivas. Eles são relevantes hoje e provavelmente o serão em 2025 também. Tente incluir todas essas recomendações em sua otimização de mecanismo de pesquisa e você verá como sua classificação melhora.

 

Porque as palavras-chave não podem ser segmentadas. A intenção de pesquisa (também conhecida como intenção do usuário) é o que os usuários pensam quando digita algo em um mecanismo de pesquisa. As pessoas têm uma intenção em sua mente. Você coloca algo em palavras e digita nos mecanismos de pesquisa com o desejo de cumprir sua intenção. 

Quando alguém digita “café da manhã em Ribeirão Preto” em um mecanismo de busca, a palavra-chave é “café da manhã em Ribeirão Preto”. A intenção de pesquisa subjacente provavelmente será que essa pessoa gostaria de saber onde ela pode tomar um café da manhã realmente bom em Ribeirão Preto. 

Ou se alguém pesquisar as palavras-chave “receitas para perda de peso”, a intenção da pesquisa é provavelmente que essa pessoa gostaria de ver receitas específicas para perda de peso. 

Nestes dois exemplos, as palavras-chave e a intenção de pesquisa são bastante semelhantes, mas às vezes não são. Portanto, sempre tente não ser teimoso ao enviar mensagens de texto com palavras-chave, mas sempre questionar: O que a pessoa que está procurando pela palavra-chave XY gostaria que fosse exibida? 

1. Uma página = Uma intenção de pesquisa = Uma frase direcionada

Diga adeus à ideia de que uma postagem de blog é o porco que bota ovos e será encontrada em tudo o que sua empresa representa. Uma postagem de página / blog deve ser encontrada para uma intenção de pesquisa. 

Defina uma única intenção de pesquisa e tente respondê-la da melhor maneira possível. Observe-o de diferentes ângulos, reúna as perguntas mais importantes que as pessoas têm em relação a esta consulta de pesquisa e responda-as. 

Assim, uma página cumpre uma única intenção de pesquisa. Se você não conhece esta intenção de pesquisa 100%, você só pode avaliá-la da melhor forma possível. Para esta intenção de pesquisa, você cria uma única página direcionada na qual a frase direcionada (aquela para a qual você deseja ser encontrado; as “palavras-chave”, se desejar) ocorre de uma forma modificada em todos os elementos importantes da página. 

2. Pare de escrever para o seu próprio negócio

Não há nada pior do que blogs que só existem porque uma empresa pensa que é “a última tendência, nós também precisamos”. Um blog também não é uma representação digital de sua revista impressa. 

Textos impressos maravilhosos com frases aninhadas com mais de 4 linhas e subtítulos sem sentido não são adequados para a Internet. Certifique-se de que seus redatores sigam as regras comuns de SEO. Porque um texto que não é otimizado para mecanismo de busca não pode ser encontrado. E se uma postagem não for encontrada, certamente não será lida. 

 

3. Produzir um artigo melhor do que os outros

Ao desenvolver uma estratégia de conteúdo para meus clientes, geralmente procuro de forma que pesquise seus tópicos principais no Google. Na próxima etapa, verificar quais postagens são exibidas nos principais resultados do mecanismo de pesquisa. Clique nas postagens, colete anomalias e tente criar uma postagem que seja melhor do que a concorrência.

Suponha que você seja proprietário de um bar em Berlim e queira receber os “melhores coquetéis de Berlim”. As principais postagens na SERP (página de resultados de pesquisa) não contêm vídeos. Em seguida, crie uma postagem no blog incluindo um vídeo. Destaque-se da multidão e ofereça aos seus leitores em potencial algo único!

6. Avalie usando o Google Analytics e o Google Search Console 

Uma postagem de blog não é algo que é postado uma vez na Internet e nunca mais é considerado. A partir do momento em que um artigo de blog é publicado, ele sempre dá trabalho. Por um lado, porque você deve analisar constantemente o desempenho do cargo e, por outro lado, porque cada cargo deve ser revisado uma vez por ano.

Felizmente, o Google nos fornece ferramentas excelentes e gratuitas. Nomeadamente com Google Search Console e Google Analytics. Através do Analytics você pode obter rapidamente uma visão geral de quantas visualizações de páginas, sessões, usuários você teve no respectivo dia, na respectiva semana, no respectivo mês, etc. Escolha determinados KPIs e formule metas, cuja realização você verifica regularmente.

7. Mobile First 

O smartphone é nosso companheiro constante. Dificilmente há um lugar onde não levamos nosso celular conosco. É claro que isso também se reflete no comportamento de uso da Internet e no comportamento de pesquisa das pessoas. O smartphone é o meio mais importante. É por isso que é absolutamente necessário que tudo o que você coloca na Internet seja otimizado principalmente para consumo no smartphone. A área de trabalho é secundária.

8. Monitore sua competição de SEO

Seus maiores concorrentes econômicos nem sempre são seus maiores concorrentes de SEO. Porque seus maiores concorrentes em SEO são aqueles que são exibidos em boas posições nos mecanismos de pesquisa para suas principais palavras-chave. 

Embora você possa analisar seu próprio desempenho nos mínimos detalhes com a ajuda das ferramentas do Google, ferramentas como ahrefs.com oferecem a oportunidade de dar uma olhada na concorrência. 

No ahrefs.com, você pode inserir qualquer domínio e ver quais páginas principais esta página possui, quais são suas palavras-chave mais fortes e sua melhor classificação no Google.

9. Use diferentes formatos de conteúdo 

As pessoas são diferentes. Um gosta de ler muito texto, o outro prefere assistir a um pequeno vídeo. Um prefere infográficos, o outro parece marcado por marcadores. As pessoas e o Google amam a diversidade. 

Ao usar diferentes formatos de conteúdo, você sinaliza para os mecanismos de pesquisa que estão preparando seu conteúdo para as necessidades de diferentes tipos de usuários. Eles TEM alguma coisa para todos. 

No entanto, use formatos de conteúdo diferentes apenas se fizer sentido e não apenas “que eles simplesmente existam”. Em suas imagens, certifique-se de que o texto ALT contém uma variação de sua frase-alvo. Inclua também uma modificação da frase de destino no nome do arquivo do seu conteúdo multimídia.

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