Como as redes sociais podem alavancar seus negócios?

Sabia que as redes sociais podem ser usadas para alavancar os seus negócios? Essas plataformas estão sendo exploradas por milhares de empreendimentos no mundo todo, dos mais pequenos aos maiores. 

Nesse guia vamos mostrar de que forma as redes sociais podem ser usadas para a geração de resultados. Descubra agora quais estratégias podem ser usadas em canais como o Facebook e Instagram para aumentar o alcance e receita do seu negócio.

Usando as redes sociais no seu negócio: primeiros passos

Todo curso online sobre marketing digital fala sobre as redes sociais e isso não é por acaso. Essas plataformas estão sendo usadas cada vez mais para a atração de clientes, realização de vendas, fidelização e muito mais. 

Se no passado as redes sociais eram apenas espaços onde as pessoas se comunicavam, agora elas são muito mais do que isso. Boa parte da população mundial passa várias horas por dia dentro das redes. 

Isso significa um grande público consumidor que pode ser explorado. Por isso mesmo, vale a pena conhecer as principais estratégias e possibilidades oferecidas por esses canais.

Tráfego orgânico

Um dos grandes benefícios oferecidos pelas redes sociais é a geração de tráfego orgânico. Essa é uma das formas de tráfego mais desejadas, tendo em vista que você não precisa pagar nada para conseguir visitas – pelo menos não diretamente.

Imagine que você publique um link em uma rede social, que conquiste centenas de curtidas, comentários e compartilhamentos. Isso significa que boa parte das pessoas que estão reagindo vão clicar no link e conferir a matéria que está no seu site.

Dessa forma, você estará recebendo um grande fluxo de visitas, de forma natural e sem pagar por publicidade. Essas visitas podem se converter em leads e realizar compras de produtos e serviços, contribuindo para o seu faturamento. 

No entanto, é importante destacar que essa estratégia pode levar algum tempo para funcionar. É preciso criar uma audiência dentro das redes sociais, construir o seu espaço e atrair seguidores. 

Tráfego pago

Se você quer usar as redes sociais para conquistar resultados muito mais rápidos e até mesmo mais expressivos, aqui vai outra estratégia. Além do tráfego orgânico, as redes sociais também oferecem o tráfego pago.

Plataformas como Facebook e Instagram permitem que qualquer pessoa crie anúncios, por um pequeno custo. Esses anúncios podem ser veiculados em questão de poucos minutos, atingindo um grande número de pessoas de forma rápida.

Por isso mesmo, se você quer vender um produto, divulgar um serviço ou conquistar mais visitantes para uma página web, vale a pena experimentar os anúncios. Eles podem ser criados dentro das próprias plataformas, de forma intuitiva.

Com o Gerenciador de Anúncios do Facebook, por exemplo, é fácil criar uma campanha altamente engajadora. Você escolhe todos os detalhes, como o link, a imagem de capa, o texto de descrição e chamada. 

Além disso, é possível delimitar o seu público, determinando para quais pessoas o seu anúncio será exibido. Isso é o que chamamos de segmentação do anúncio, estratégia gerada para alcançar resultados mais eficientes.

Assim o seu anúncio será exibido apenas para aquelas pessoas que possuem as características que você deseja – com base na sua persona, nas características do seu cliente ideal.

Trabalhando a identidade da marca

Outra possibilidade dentro das redes sociais é trabalhar a identidade da sua marca. Para que o seu negócio alcance resultados verdadeiramente incríveis, é importante que ele tenha uma imagem de qualidade no mercado. 

Ao criar um perfil social para a sua empresa, você poderá mostrar ao seu público todos os detalhes sobre o seu empreendimento. Crie conteúdo relevante, educativo, para dialogar com o seu público, solucionar problemas e tirar dúvidas. 

Construindo relacionamento com o cliente

Atualmente as redes sociais estão sendo usadas pelas empresas como canal de comunicação direta com o público. Muitas empresas usam esses espaços até mesmo para o atendimento básico, como uma espécie de SAC.

Isso porque essas plataformas oferecem recursos como o chat, por meio do qual as pessoas podem enviar mensagens de forma rápida e dinâmica. É muito mais moderno do que o e-mail, por exemplo, além de ser mais rápido.

Redes sociais como canais de venda

Além de usar as redes sociais para se comunicar com os seus clientes, você pode usar esses espaços para vender diretamente. Muitas empresas conseguem resultados incríveis vendendo dentro dos aplicativos sociais. 

Você pode convencer um cliente a realizar uma compra pelo Facebook ou Instagram. As próprias plataformas estimulam esse hábito. Vejamos por exemplo o Instagram, que permite criar publicações com preços.

Bônus: como aumentar o seu alcance dentro das redes sociais

Acima falamos sobre as principais possibilidades geradas pelas redes socais. Você pode alavancar o seu negócio usando esses canais digitais de comunicação. Mas para isso é fundamental alcançar uma grande audiência.

Dentro de um curso online sobre redes sociais, uma das principais estratégias mencionadas é a geração de engajamento. A forma como os usuários das redes interagem com você e com a sua marca determinam o seu sucesso.

Quanto mais likes, visualizações de vídeos, compartilhamentos e comentários positivos, melhores serão os seus resultados, especialmente os orgânicos. Por isso é fundamental buscar maneiras de aumentar a sua autoridade dentro das redes.

Uma das melhores formas de fazer isso é produzindo conteúdo de qualidade. Quando estiver planejando a sua atuação nas redes sociais, foque a sua abordagem no caráter educativo. 

Isso significa que as redes devem ser usadas para educar a sua audiência, tirar dúvidas, oferecer soluções de verdade. Em outras palavras, é o conteúdo que gera autoridade dentro das redes sociais. 

Conclusão

As redes sociais são um recurso importante para empreendedores. Elas são usadas todos os dias por milhares de pessoas, de todos os sexos, idades e regiões. Dessa forma, podem servir para te ajudar a alavancar o seu negócio. 

Mostramos como fazer isso, seja de forma orgânica, seja de forma paga. Manter presença digital, criar anúncios publicitários, compartilhar links e interagir com a sua audiência te proporcionará um grande retorno.

Comece agora mesmo a explorar o poder das redes sociais e veja o seu negócio chegando a um novo patamar.

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